Do Circuito Chapadão à Vila Prudente

José Cândido Villafranca tem seu nome perpetuado em praça pública na Vila Prudente.
Veja mais detalhes na página Fotos e Reportagens

Competindo de 1926 a 1951

Corrida Quilometro Lançado 1924/1926 na Avenida Paulista, Parque do Trianon
Vencedor: José Villafranca Perez

Angelo Villafranca

Vencedor da Targa Matarazzo 1927 - Sacomã
Vencedor da Prova Rei e Rainha do Volante SP
4º Lugar da Gávea Nacional em 1938

José Cândido Villafranca Castro

5º Lugar: Prova Abnegados Paulo Orlando 1950
6º Lugar: Prova II Premio Cronica Esportiva 1950
1º Lugar: em Interlagos Fiat Topolino 1951 II Chapadão em Campinas 1937

Fernando C. Villafranca

Idealizador do site da Família, nunca foi Piloto de Competição, mas tem paixão pelo Automobilismo de Competição.
Foto tirada no Salão do Automóvel em 2000, na Ferrari oficial de fábrica.

Família Villafranca e o Automobilismo Nacional

Dados Pesquisados por FERNANDO C. VILLAFRANCA, neto de JOSÉ VILLAFRANCA PEREZ

Descendência que veio da Espanha para o Brasil em 1919

Meu ramo de família veio da Espanha, da Cidade de Santa Fé que é uma província da Cidade de Granada

MANOEL VILLAFRANCA - Patriarca - *Meu Bisavô*
CONCEPSION PEREZ VILLAFRANCA DOMINGUES - Matriarca - *Minha Bisavó*


Filho - Antonio Villafranca Perez - 25/01/1907 a 26/03/1996 - *Meu Tio Avô*

Participou como co-piloto de duas competições importantes, uma com meu avô em 1926 na Avenida Paulista denominada QUILOMETRO LANÇADO e a outra foi com meu tio Ângelo na prova REI E RAINHA DO VOLANTE, sendo vencedor nas duas competições. Foi Empreiteiro de obras bem sucedido e Construtor, foi casado com MATHILDE SAEZ PEREZ(falecida)

Filhos: NILZA VILLAFRANCA SAEZ, MATHILDE VILLAFRANCA SAEZ, AURÉLIO VILLAFRANCA SAEZ, ANTONIO VILLAFRANCA SAEZ (28/02/1948 a 05/11/1983)

Filho - JOSÉ VILLAFRANCA PEREZ - 18/09/1887 a 03/08/1963 - *Meu Avô*
Nora - ELIZA CASTRO MORENO - *Minha Avó*


Os meus Bisavôs, avôs e tios, vieram da Cidade de Santa Fé - Granada - Espanha, para o Brasil em 1919, com o Navio a Vapor de nome Aquitaine, de origem Francesa. Durante a viagem o navio começou a fazer água e a bomba que devolvia água ao mar quebrou e meu avô foi quem a concertou. Ao final, ele e a família chegaram ao destino. Na volta do Navio à Europa ele afundou e está foi a última viagem desse Navio.


José Villafranca Perez

Meu avô inicialmente trabalhou como marceneiro carpinteiro, depois montou uma pequena fábrica de fertilizantes e começou a ganhar dinheiro e foi aí que começou a se interessar por carros e competições automobilísticas. Passando a ser um dos precursores do automobilismo de competição no Brasil. Venceu em 1926 o Quilômetro Lançado da Avenida Paulista, competição Automobilística realizada naquela avenida, com um Bugatti. Além do Bugatti, teve também um Talbot, um Studebacker e dois Stutz.

A taça era de prata com os seguintes dizeres: JOSÉ VILLAFRANCA PEREZ - Vencedor - Quilômetro Lançado Avenida Paulista - 1926.A taça foi perdida infelizmente, restou uma foto que tirei com ela por volta dos anos 60. Ele participou ativamente de todas as iniciativas de preparação do Automobilismo de Competição da época e preparou seus dois filhos Ângelo e José para sucedê-lo nas pistas.
Segundo relato gravado por minha Tia Henriqueta, meu avô foi também sub delegado de polícia do Bairro da Mooca e em 1932 em colaboração com os revolucionários sediados em São Paulo, explodiu uma ponte que fazia divisa de Minas com São Paulo, para conter as tropas Mineiras que marchavam contra São Paulo. Por ironia do destino alguns anos depois, mudou-se para Divinópolis em MG, onde viveu até os últimos dias de sua vida.

Nasceu em 18/09/1887, casou-se novamente com ELZA SIMERMAN VILLAFRANCA, dessa união nasceu mais um filho de nome OSVALDO VILLAFRANCA, casado com TEREZINHA GONÇALVES VILLAFRANCA. Faleceu em 03/08/1963 aos 76 anos em Divinópolis-MG, onde fundou a Metalúrgica Cometa S.A e foi industrial e fazendeiro por muitos anos.


Filha - Henriqueta Villafranca Castro Simioni *Minha Tia*

Veio menina, estudou e se formou no Brasil, foi comerciante durante muitos anos e faleceu no dia 14/03/2012 após completar no dia 05/03, 102 anos de vida. Foi casada com ROBERTO SIMIONI, já falecido também, descendente de família Italiana que residia no Bairro da Moóca, em São Paulo. Tiveram 3 filhos: JOSÉ VILLAFRANCA SIMIONI, SONIA VILLAFRANCA SIMIONI e ALBERTO SIMIONI.


Filho - Ângelo Villafranca Castro *Meu Tio*

Nasceu na Espanha em 02/08/1908, veio com os pais quando criança e cresceu no Brasil. Foi industrial, no ramo de fertilizantes, venceu algumas corridas, na época do Volante Clube de São Paulo. Venceu a prova REI E RAINHA DO VOLANTE DE SÃO PAULO.

Uma curiosidade sobre essa prova: No dia que antecedia a corrida, quebrou o eixo traseiro da Bugatti e ele ficou concertando o carro a noite toda, com minha Tia iluminando o carro com um farolete e venceu a prova no dia seguinte, quase sem dormir, coisas de paixão da época.

Em 12 de dezembro de 1927 participou de uma corrida Targa Matarazzo com carro Paige no Bairro do Sacomã em SP, chegou em 4 lugar na categoria geral e primeiro lugar na categoria turismo.

Em 29 de Maio de 1938, participou e chegou em 7º lugar Geral no I Circuito da Gávea Nacional e 4º na categoria Carros Adaptados, com um carro STUTZ, categoria precursora da Mecânica Nacional do Rio de Janeiro.Foi impedido de correr uma corrida internacional que seria disputada nas ruas de São Paulo, por ser muito arrojado e por acharem que ele causaria um acidente com algum piloto estrangeiro durante a competição. No dia da disputa, a corredora Francesa Hellé Nice, derrapou e matou 5 espectadores e feriu 30. Ele faleceu ainda jovem em 05/03/1945 com 37 anos de idade em um acidente de motocicleta no Bairro da Moóca em São Paulo.
Foi casado com OLGA SILVESTRE e teve três filhos: ELIZA VILLAFRANCA, ÂNGELO VILLAFRANCA FILHO e AMÉLIA VILLAFRANCA.


Filho - José Cândido Villafranca Castro *Meu Pai*

Nasceu na Espanha, em 04/09/1911, veio para o Brasil com 8 anos de idade, era mecânico de automóveis, teve oficina própria na Vila Prudente, durante 50 anos, era preparador de carros e piloto de corrida. Participou de diversas corridas entre os anos de 1935 a 1951, tendo corrido no circuito Chapadão em Campinas, com um carro STUTZ, corrida em que morreu MORAES SARMENTO, piloto de competição do Rio de Janeiro.
Uma curiosidade: Na primeira volta dessa corrida, a alavanca de câmbio se soltou e ficou na mão do piloto, que fez a corrida inteira sem poder trocar de marcha. Um fato raro mesmo naquela época.

Em 1935 participou também de uma corrida de rua de São Paulo com o carro Stutz de número 44 no bairro do Pacaembu, que teve como vencedor da prova NASCIMENTO JUNIOR

Em março de 1949 com uma Bugatti Chevrolet Mecânica Nacional que ele modificou e adaptou, participou dos treinos para uma corrida em Interlagos em que vieram pela primeira vez ao Brasil Ferraris e Masseratis de fábrica, Fórmula Um, pilotadas por ASCARI, VILORESI e FARINA, a prova foi vencida por LUIGI VILORESI. Meu pai não participou da corrida em virtude de um MECÂNICO de nome ALFREDO PRANDATO, ter saído com o carro para um volta de aquecimento no circuito e capotado, ele quebrou a clavícula. Isso no sábado que antecedia a corrida.

Em 30 de Abril de 1950, participou da prova, II Prêmio Crônica Esportiva em Interlagos e chegou em 9º lugar na classsificação geral e 6º na categoria carros adaptados com um Buggatti Chevrolet Mecânica Nacional, participou também em 18 de Junho de 1950 em Interlagos de uma prova denominada I Prêmio Abnegados Paulo Orlando e chegou em 5º lugar na classificação geral e categoria Mecânica Nacional, com carro Buggatti Chevrolet ganhando a "MEDALHA ABNEGADOS PAULO ORLANDO", prova que foi vencida por ARLINDO AGUIAR.

Venceu em Interlagos uma corrida com um FIAT TOPOLINO de 500 Cilindradas na categoria até 1000 Cilindradas, carro que era de propriedade de MARIO ZAPPI FILHO, industrial do ramo de cerâmica em Vila Prudente.

Viveu até 26/06/1990 tendo falecido com 79 anos.

Foi casado com IRMA MAGDALENA VITA VILLAFRANCA, teve três filhos: FERNANDO CÂNDIDO VILLAFRANCA, TEREZINHA VILLAFRANCA E SONIA MARIA VILLAFRANCA.


Filho - Manuel Villafranca Castro *Meu Tio*

O caçula dos irmãos, nasceu no Brasil, foi casado com ASSUNCION BANCALERO, não participou de nenhuma competição esportiva, constituiu família, foi industrial e faleceu aos 78 anos. Teve 5 filhos:
JOSEFÁ VILLAFRANCA, ELIZA VILLAFRANCA, IRIS VILLAFRANCA, ASSUNCION VILLAFRANCA E MANOEL VILLAFRANCA FILHO.

OBSERVAÇÃO: Eles não foram grandes campeões do automobilismo de competição, como CHICO LANDI, EMERSON FITTIPALDI, NELSON PIQUET, AYRTON SENNA e tantos outros que surgiram depois, mesmo porque nem existiam campeonatos dessa modalidade no Brasil. Na época havia três ou quatro competições por ano e era um acontecimento que mexia com toda a cidade. O intuito dessas informações são para que as futuras gerações conheçam esses precursores. Os meus familiares fizeram parte desse processo de desenvolvimento do automobilismo de competição e daí em diante é que foram surgindo campeonatos e os Grandes Campeões.

As informações corretas sobre a participação automobilística de minha família, foram fornecidas por quatro historiadores de nome:
PAULO ROBERTO PERALTA, NAPOLEÃO RIBEIRO, CARLOS DE PAULA e LUIZ CARLOS REGO, a quem agradeço toda ajuda e empenho, sem eles eu não teria chegado a esses dados tão importantes. As informações que estão faltando sobre datas e colocações, eu continuo buscando e pesquisando e quando conseguir, irei atualizando-as.

* A família continua sua trajetória pelo Brasil através de netos, bisnetos e tataranetos *


********************************

Em Outubro de 2006 as informações sobre meus familiares foram incluídas no site inglês www.historicracing.com de propriedade de um historiador inglês de nome RICHARD COPEMAN que possui em seu acervo mais de 2100 Pilotos de Competição de todo o Mundo. Entre eles, estão relacionados 44 pilotos Brasileiros e meu Pai e meu Tio forão incluídos nesse invejável ranking mundial, com muito orgulho e satisfação para mim e minha família.

Produzido por Jeromel Tecnologia